Um governante que realmente deseja o progresso e desenvolvimento Municipal e humano para seu Município jamais deverá deixar de lado um dos pontos que é mais relevante para a socialização ou resocialização de um sociedade digna e justa.Os idosos doentes, os menos favorecidos, os desempregados até mesmo os dependentes quimicos e ex-reclusos, todos fazem parte de uma sociedade.Essas pessoas contam para o município, mas é pena contar para uma escala inferior de pontos negativos muitas vezes pontos, esses que envergonham uma região.Se quisermos virar esse jogo e colocar estes pontos negativos a contar como pontos possitivos devemos sem sombra de dúvidas investir na Assistencia Social no apoio das familias necesssitadas na geração de emprego, na criação de moradias dignas, na implantação de saneamento básico de qualidade, nos cuidados de saúde eficazes e dar oportunidade de trabalho aos jovens, saúde aos doentes, descanso, apoio e atenção aos idosos.Só assim esse fator pode jogar a nosso favor, acabar com muitos males que atingem a nossa sociedade, fazer com que as ajudas financeiras aos carenciados sejam transformados em salários, criar forma de empregar todos aqueles que estão em condições de trabalhar, todos somos ideais e sempre podemos colaborar com a comunidade, com o bairro e com a cidade em alguma coisa.Conciêntizar todos que: o trabalho é uma resposta para a sociedade e assim mostrar que podemos sempre ser ressocializados e respeitados.Se não deixarmos as pessoas trabalharem, não deremos oportunidade das mesmas serem reconhecidas e valorizadas.Apoiar os doentes crônicos, os acamados, os portadores de deficiência física, criando acessos, transporte e leis que garanta que todos possam ser respeitados e serem tratados com dignidade será o objetivo do nosso Governo para o Município de Alto Alegre dos Parecis.Implantar um modelo de apoio social para que todas as pessoas possam ser beneficiadas pelas suas reais necessidades, criar formas para cortar o mal pela raiz, a falta de emprego ou falta de renda para adquirir bens essencias faz com que muitos se sintam marginalizados caindo em depressão, muitos optam por entrar no mundo do crime para poder sustentar suas familias, e muitos não conseguem de lá sair.Dar confiança a população, transmitir e reforçar a todos que todos nos somos capazes de guiar nosso barco com os nossos próprios braços e que somos capazes de decidir o que queremos para nossa vida e para vida da nossa familia, todos somos capazes de lutar sempre para sermos respeitados pela sociedade.
Família e Comunidade - Respostas sociais
Quais as respostas sociais que daremos para a população?
ATENDIMENTO/ACOMPANHAMENTO SOCIAL
Resposta social, desenvolvida através de um serviço de primeira linha, que visará apoiar as pessoas e as famílias na prevenção e/ou reparação de problemas geradores ou gerados por situações de exclusão social e, em certos casos, actuar em situações de emergência.
Objetivos
- Informar, orientar e encaminhar;
- Apoiar, através de metodologias próprias, pessoas/famílias em situação de dificuldade e/ou emergência social;
- Assegurar o acompanhamento social dos indivíduos e famílias no desenvolvimento das suas potencialidades, contribuindo para a promoção da sua autonomia, auto-estima e gestão do seu projeto de vida;
- Mobilizar recursos adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional;
- Prevenir situações de exclusão;
- Dotar as pessoas/famílias dos meios e recursos que possibilitem a construção de um projecto de vida estruturado e autônomo.
Destinatários
- Pessoas e famílias residentes numa determinada área geográfica (linhas, comunidades, bairros e localidades distantes...), que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou outras dificuldades pontuais.
GRUPO DE AUTO-AJUDA
Resposta social, desenvolvida através de pequenos grupos para inter-ajuda, organizados e integrados por pessoas que passam ou passaram pela mesma situação/problema, visando encontrar soluções pela partilha de experiências e troca de informação.
Objetivos
- Tornar-se “sujeito” e não “objeto” na resolução dos seus problemas;
- Adquirir poder (recursos, informação, oportunidades) em áreas da sua vida onde anteriormente não tinham controlo - processo de transferência de poder através do crescimento individual e da força colectiva;
- Contribuir para a reabilitação psicossocial e familiar;
- Proporcionar apoio, encorajamento e informação;
- Promover a auto-estima, auto-confiança e a estabilidade emocional;
- Fomentar a intercomunicação e o estabelecimento de relações de suporte positivas;
- Reduzir o sentimento de isolamento.
Destinatários
- Jovens e adultos com deficiência e suas famílias;
- Jovens e adultos com problemática psiquiátrica grave estabilizada e de evolução crónica e suas famílias;
- Outros jovens e adultos com problemas específicos.
CENTRO COMUNITÁRIO
Resposta social, desenvolvida em equipamento, onde se prestarão serviços e desenvolverão actividades que, de uma forma articulada, tenderão a constituir um pólo de animação com vista à prevenção de problemas sociais e à definição de um projeto de desenvolvimento local, colectivamente assumido.
Objetivos
- Contribuir para a criação de condições que possibilitem aos indivíduos, o exercício pleno do seu direito de cidadania;
- Apoiar as pessoas e famílias no desempenho das suas funções e responsabilidades, reforçando a sua capacidade de integração e participação social;
- Constituir um pólo de animação gerador de dinâmicas locais;
- Fomentar a participação das pessoas, das famílias e dos grupos;
- Dinamizar e envolver os parceiros locais e fomentar a criação de novos recursos;
- Desenvolver atividades dinamizadoras da vida social e cultural da comunidade;
- Promover a inserção social de pessoas e grupos mais vulneráveis;
- Criar condições para responder às necessidades concretas da população;
- Gerar condições para a mudança.
Destinatários
- Pessoas e famílias de uma determinada área geográfica.
CENTRO DE FÉRIAS E LAZER
Resposta social, desenvolvida em equipamento, destinada à satisfação de necessidades de lazer e de quebra da rotina, essencial ao equilíbrio físico, psicológico e social dos seus utilizadores.
Objetivos
Proporcionar aos utentes:
- Estadias fora do quadro habitual de vida;
- Contatos com comunidades e espaços diferentes;
- Vivências em grupo, como formas de integração social;
- Promoção do desenvolvimento do espírito de inter-ajuda;
- Fomento da capacidade criadora e do espírito de iniciativa.
Destinatários
- Todas as faixas etárias da população e à família na sua globalidade.
REFEITÓRIO/CANTINA SOCIAL
Resposta social, desenvolvida em equipamento, destinada ao fornecimento de refeições, em especial a indivíduos economicamente desfavorecidos, podendo integrar outras atividades, nomeadamente de higiene pessoal e tratamento de roupas.
Objetivos
- Garantir alimentação a população carenciada;
- Promover a auto-estima através da prática de hábitos de higiene;
- Sinalizar/Diagnosticar situações, tendo em vista um encaminhamento.
Destinatários
- Pessoas/famílias economicamente desfavorecidas.
CENTRO DE APOIO À VIDA
Resposta social, desenvolvida em equipamento, vocacionada para o apoio e acompanhamento a mulheres grávidas ou puérperas com filhos recém nascidos, que se encontram em risco emocional ou social.
Objetivos
- Proporcionar condições que favoreçam o normal desenvolvimento da gravidez;
- Assegurar condições de nascimento e desenvolvimento do recém-nascido;
- Contribuir para o exercício de uma maternidade e/ou paternidade responsável;
- Promover a aquisição de competências pessoais, profissionais e sociais, tendo em vista a respectiva inserção social, familiar e profissional.
Destinatários
Mulheres grávidas ou puérperas (Diz-se de ou mulher que deu à luz muito recentemente. = parturiente) com filhos recém nascidos que se encontram em risco emocional ou social decorrente de:
- Ausência de enquadramento familiar ou de condições afectivas que lhes permitam assegurar uma maternidade responsável;
- Instabilidade emocional relacionada com a maternidade que possa afetar o normal desenvolvimento da gravidez;
- Comportamentos ou entrega a actividades que ponham em perigo a sua saúde ou do nascituro;
- Condições sócio-económicas que a coloquem numa situação particular de vulnerabilidade, ou afetam a sua estabilidade familiar.
COMUNIDADE DE INSERÇÃO
Resposta social, desenvolvida em equipamento, com ou sem alojamento, que compreende um conjunto de acções integradas com vista à inserção social de diversos grupos alvo que, por determinados fatores, se encontram em situação de exclusão ou de marginalização social.
Objetivos
- Garantir a satisfação das necessidades básicas;
- Promover o desenvolvimento estrutural das pessoas/famílias e a aquisição de competências básicas e relacionais;
- Contribuir para o desenvolvimento das capacidades e potencialidades das pessoas/famílias, no sentido de favorecer a sua progressiva integração social e profissional.
Destinatários
- Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade que necessitam de ser apoiadas no processo da sua integração social, designadamente, mães solteiras, ex-reclusos, sem abrigo.
CENTRO DE ALOJAMENTO TEMPORÁRIO
Resposta social, desenvolvida em equipamento, que visa o acolhimento, por um período de tempo limitado, de pessoas adultas em situação de carência, tendo em vista o encaminhamento para a resposta social mais adequada.
Objetivos
- Proporcionar alojamento temporário;
- Garantir a satisfação das necessidades básicas de sobrevivência;
- Apoiar na definição do projeto de vida.
Destinatários
- Pessoas adultas em situação de carência, nomeadamente população flutuante, sem-abrigo e outros grupos em situação de emergência social.
AJUDA ALIMENTAR
Resposta social, desenvolvida através de um serviço, que proporciona a distribuição de géneros alimentícios, através de associações ou entidades sem fins lucrativos, contribuindo para a resolução de situações de carência alimentar de pessoas e famílias.
Objetivos
- Contribuir para a minimização de situações de carência alimentar.
Destinatários
- Pessoas e famílias desfavorecidas através de associações ou outras entidades sem fins lucrativos.Somos sempre capazes de levantar e sacudir a poeira e bater no peito e ``dizer eu sou capaz de muito mais, eu consigo ir mais longe, eu tenha a força eu tenho talento eu tenho a convicção dos meus desejos e que nada e ninguem vai me parar´´, sou parte da sociedade tenho deveres como todos tem, mas tambem tenho os mesmos direitos que todos tem, sou livre, sou forte, sou honesto, sou trabalhador, sou guereiro, sou eu que decido o que é melhor para mim e para meus filhos, juntos somos uma sociedade de respeito e de orgulho.